sexta-feira, 27 de março de 2009

Aula 2 - Carregar mapas de fundo



Devemos começar aprendendo as 3 coisas básicas referente ao manuseio de um gps:
- depois de escolher e comprar um modelo que tenha o recurso de carregar mapas;
- é necessário aprender o uso dos botões, e treinar como abrir os diferentes menus e telas;
- e praticar com o registro ou coleta de dados (marcar pontos e trilhas). Quando voltar a viajar para uma região da qual você tenha dados, poderá querer carrega-los antes.
Ligue o seu aparelho e aperte seus botões: não há problemas quanto a alterações, pois pode-se fazer tudo voltar à configuração padrão.

Antes, abra a tampa traseira e instale pilhas alcalinas ou recarregaveis (certifique-se que estejam com carga, pois quando novas vem sem nenhuma carga).
Será preciso ligar o GPS a um computador usando um cabo USB, que acompanha seu aparelho (é similar ao usados pelos atuais celulares da motorola).

Antes de ligar, é necessário instalar o programa Mapsource que está no Cd que acompanha esse aparelho da Garmin. Ele servirá para carregar mapas e também para fazer cópias de segurança dos dados do GPS.
Quando iniciamos uma nova viagem da qual iremos coletar os dados, faz-se uma limpeza dos dados antigos e que não serão necessários nela. Mas, para não perdê-los, salve-os no computador. Sim, o seu GPS não sabe quando uma viagem terminou e que está iniciando uma outra, ou que você parou no meio de uma e quer continuar fazendo novos registros. Essa limpeza é um dos passos iniciais que se encarrega de preparar o GPS para a nova viagem. A capacidade de armazenamento de pontos e/ou trilhas é limitada e, se não cuidarmos desse aspecto, poderemos nos deparar com aquema mensagem que avisa que a capacidade de carregar pontos esgotou.


Passo 1 – Introduzir o Cd “Trips & Waypoints Manager” no seu computador e clicar em Next para completar a instalação do programa Mapsource. Poderá escolher o idioma inglês ou outro, pois a maioria dos Cd originais não possuem uma versão em português (Atualmente está na versão 4.0). Isso serve para instalar o programa pela primeira vez. As atualizações são gratuitas e podem ser feitas no site da Garmin
http://www8.garmin.com/support/download.jsp. Existem versões anteriores, em português. As versões atuais, como a 6.13.6, só existe em inglês. Acostume-se com esse problema, pois muito software gratuito (e alguns pagos) só existem em inglês e na há tempo para traduções das versões, que chegam a durar alguns dias ou meses. Para aqueles que adquiriram algum modelo que não incluem esse Cd, poderão adquiri-lo diretamente da Garmin, por us$29,99 em http://www.garmin.com/cartography/mapSource/tripandwaypoint.jsp ou por e-mail para cartography@garmin.com. É só o programa e não contém mapas.


Passo 2 – Fazer download dos mapas gratuitos do grupo Tracksource em

http://www.tracksource.org.br/ e selecionar a opção downloads.

1- Se não sabe que mapas baixar, leia a FAQ.
2- A primeira escolha deve ser o TRC-Brasil.
3- Se o seu GPS tem pouca memória e você pretende viajar pelo Brasil, use o TRR.
4- Fazer download e instalar todos os conjuntos e a pior escolha. Vai causar erro na busca de endereços, demoGPS.
5- Se você ainda esta com duvidas, leia a explicacao completa aqui.
6- Se você deseja o mapa de um município especifico, verifique no dropdown abaixo qual o mapa mais atual que contem o município desejado: AL - Maceió. . . . . . . . . . TRC-Brasil


http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php/, que leva diretamente a esse local dos downloads.
Clicar nessa figura para ampliar e depois na seta superior esquerda do internet explorer para retornar. Ou use o atalho acima (clicar direito e abrir em nova página).
A cada final de mês temos novas atualizações, para todo o Brasil, regiões, estados e muitos municípios. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Abrir (ou dar 2 cliques com o botão esquerdo). Na página seguinte verá a versão e a data dessa atualização:
Download de Instaladores do Projeto Tracksource
Conjunto : Tracksource Roteável Complementar - Brasil
Versão : 6.01a Data de atualização : 2009-03-20
Clique no link de uma das opções abaixo para fazer download do instalador :
Repositorio da PUC-PR
Siga as instruções e salve esse arquivo numa pasta (poderá criar uma com o nome _Mapas ou Tracksource, por exemplo).

Os arquivos baixados são executáveis (instaladores de mapas). Os que possuem "GTM" no nome, são para o programa TRACKMAKER e os demais, são para serem usados o o programa MAPSOURCE (da Garmin). Salve os que lhe interessar e posteriormente execute-os (dar dois cliques no arquivo .exe).

Eu costumo usar o Tracksource, para editar os dados gravados em meu GPS e que transferi para meu computador. Uso o Mapsource para alterar os ícones dos pontos e principalmente, para carregar os novos mapas atualizados a cada mês.
Esses programas já possuem o instalador, que se encarrega de instalar os novos ou atualizar os mapas existentes. É só fazer o download e executá-lo no seu computador.

Com a instalação dos mesmos, eles serão registrados no nosso Windows (não funcionam com o Linux). É necessário instalá-los a fim de poder abrí-los no Mapsouce ou no Trackmaker.

Passo 3 - Selecionar os mapas desejados usando o Mapsource, a fim de enviá-los ao seu GPS. Isto é feito ao abrir o programa Mapsource, selecionar os mapas desejados, clicar no ícone carregar carregar mapas.

Passo 4 - Enviar esses mapas para substituir os que estavam no seu GPS. Os anteriores serão apagados, e por isso talvez seja bom fazer uma cópia de segurança no formato .gdb, usando o própio Trackmaker. Ele permite salvar pontos, trilhas, rotas e mapas inclusive. Mas se apagou por engano, basta carregá-los novamente. Ao salvar todos os dados do GPS referente a uma viagem, é bom salvar inclusive os mapas.

Para usar os do Trackmaker, recomendo o curso do Alex. Também pode-se ler o manual do grupo Tracksource, em http://tracksourcebrasil.wikispaces.com/space.menu

Nenhum comentário: