domingo, 29 de março de 2009

2 - GPS - como começar ?

Por onde começar ?

A primeira vez que nos dispomos aprender algo novo, sempre é difícil, a menos que alguém se disponha a nos dar algumas dicas e instruções.
O primeiro passo seria preparar o GPS para o primeiro uso. Só que isso é algo que deixarei para uma aula posterior, pois é possível começar pelo uso do aparelho: descobrir suas telas, menus e os seus botões de controle.


Botão LIGA-DESLIGA: Na parte frontal superior, como pode ser visto na imagem acima, temos o botão liga-desliga: para isso devemos pressioná-lo e amntê-lo apertado por uns 2 segundos. Com uma apertada rápida como o fazemos com as teclas de uma calculadora, não será suficiente.

Uma coisa importante: seu GPS deve estar com pilhas carregadas (Alcalinas ou Recarregáveis). A carga completa das pilhas dura uma 20 horas. Você poderá fazer economia usando pilhas recarregáves (desde que use um carregador). Não use pilhas comuns, pois além de durar menos de 3 horas, possuem o risco de vazamento, danificando seus aparelhos. Você poderá ler algo sobre esse assunto em meu blog http://www.simeaogomes.blogspot.com/:
Quinta-feira, Agosto 03, 2006 - Carregadores de Pilhas e Baterias
http://simeaogomes.blogspot.com/2006/08/carregadores-de-pilhas-e-baterias.html#links
Quarta-feira, Agosto 02, 2006 - Testando pilhas e baterias recarregáveis
http://simeaogomes.blogspot.com/2006/08/testando-pilhas-e-baterias.html#links
Sexta-feira, Outubro 06, 2006 - Pilhas Recarregáveis - escolha bem
http://simeaogomes.blogspot.com/2006/10/pilhas-recarregveis-escolha-bem.html#links


Uma forma de economizar a carga das pilhas, é ligar o GPS usando um cabo USB, o qual poderá ser ligado a um computador ou a um carregador veicular, na tomada do isqueiro dos automóveis (É o mesmo usado para ligar os Ipod). Veja a figura ao lado (clicando nela poderá vê-la ampliada), onde mostro o cabo USB, as 2 pilhas sob a tampa traseira e o carregador veicular (5 volts). Ele poderá ser adquirido no Mercado Livre, caso não encontrados no comércio da sua cidade.


Na parte de baixo do GPS, vemos um botão central grande, chamado de Botão de direcionamento ou ROCKER, que funciona como se fosse o mouse de um notebook ou um joystick. Basta apertar em suas bordas (pequenos triângulos brancos mostrados na imagem) para obtermos movimentos verticais ou horizontais. É algo intuitivo.

Ao redor desse botão temos 8 botões pequenos, com diferentes finalidades. Você pode apertá-los à vontade, sem medo de errar, e é o que sempre fazemos no início das primeiras aulas do tipo aprender fazendo. Mas para que eles servem ?

O In e ou Out server para ampliar ou reduzir a imagem da tela - zoom. O Page e o Quit funcionam como as teclas PageUP e PageDown do computador.

Isso e o uso dos demais botões será visto na próxima aula.



Nenhum comentário: