segunda-feira, 30 de março de 2009

1 - GPS - o novo companheiro de viagem


INTRODUÇÃO ao Tutorial:
Imagine comprar ou locar um carro novo e descobrir que ele possui um GPS.

Ao sair numa viagem, descobre que está em dúvida qual o caminho que deverá seguir ou pior ainda, está perdido e não sabe como usar esse aparelho.


Muitos são os que me pedem para dar orientações de como fazer para aprender a usar esse novo aparelho, ou até mesmo, sobre qual modelo comprar. Existe o forum PortalGps indicado pelo grupo Tracksource onde poderemos obter muitas orientações. Veja em http://www.portalgps.com.br/ o item Qual será o melhor GPS para mim? bem como muitos outros grupos.

Eu escolhi um da marca Garmin, o GPSMap 60Cx ou 60 Csx que, além de permitir carregar mapas gratuitos, configurá-lo para qualquer idioma (inclusive o português), poder ser ligado a um notebook usando um cabo USB e usa 2 pilhas alcalinas ou recarregáveis tipo AA. Veja a figura acima, onde mostro o mesmo, uma lanterna de leds e a tela mostrando a praça central de Pelotas-RS. Clicando na mesma obteremos uma ampliação. Use a seta superior esquerda do internet explorer para retornar.
Uma ótima opção é também o Garmin GPSMap 76 Csx, que é a prova d'água.
IMPORTANTE: os modelos sem aquele "x" são mais baratos, mas não possuem cartão de memória intercambiável, o que limita muito a capacidade de armazenamento.

Tenho sido convidado a dar aulas de como usar esse tipo de GPS de navegação. A fim de facilitar o treinamento, escrevi um livro - "aprendendo o gps" com mais de 400 páginas formato 21 x 15 Cm, com muitas ilustrações coloridas e 10 exercícios. Devido à grande evolução, vou ter que fazer algumas atualizações importantes, especialmente após ter concluido o curso de Geomensura e Georreferenciamento do CEFET/SC, onde pude melhorar os meus conhecimentos no que se refere aos GPS topográficos e geodésicos, que saõ aparelhos receptores profissionais de grande precisão. Espero colocá-lo à venda em 2009. Enquanto isso, estas aulas do meu blog, servem como apoio.

4 comentários:

Gileno de Carli disse...

estou tentando configurar o datum user do meu etrex legend.
o que é dx,dy,dz e da,df?
fico muito agradecido se me responder?

reginaldo manoel disse...

Olá, Comprei um gps garmin 630csx,
andei dando uma fuçada, acredito que fiz um comando, errado que, o ponteiro BEARING, não aparece mas, como faço paraa te-lo de volta

Ecologia agricola disse...

olá caro colega simeão dias meu nome e josé armando prates sou enguenheiro agronomo também formado em 2007 e moro em são lourenço do sul.PARABÉNS pelo seu blog pois além de muinto informativo e feito de boa vontade para quem quer aprender um pouco sobre gps.Quero trabalhar com georeferenciamento de imoveis rurais aqui na minha cidade mas não acho muintas informações sobre cursos na região sul.Gostaria de fazer o seu curso e fazer algumas aulas praticas tem como. grato pela atenção uma grande abraço jose.prates@hotmail.com

Ecologia agricola disse...

olá caro colega simeão dias meu nome e josé armando prates sou enguenheiro agronomo também formado em 2007 e moro em são lourenço do sul.PARABÉNS pelo seu blog pois além de muinto informativo e feito de boa vontade para quem quer aprender um pouco sobre gps.Quero trabalhar com georeferenciamento de imoveis rurais aqui na minha cidade mas não acho muintas informações sobre cursos na região sul.Gostaria de fazer o seu curso e fazer algumas aulas praticas tem como. grato pela atenção uma grande abraço jose.prates@hotmail.com