sábado, 28 de março de 2009

Aula 1 - Ligar o GPS e marcar pontos

Passo 1Ligue o GPS - aperte o botão superior liga/desliga (on/off) por uns 2 segundos.

Irá aparecer uma tela de boas vindas e, logo após, o GPS inicia a busca dos satélites. É necessários que ele obtenha o sinal de pelo menos 4 satélites para que possa registrar corretamente a sua posição. Para que isso ocorra, é necessário estar em contato com o ceu aberto. Alguns modelos possuem maior sensibilidade e o fazem mesmo que estejamos no interior de automóveis ou ônibus. No interior de construções ou tuneis, ele perde o contato com os satélites e mostra apenas a posição anterior.


Passo 2MARCANDO A POSIÇÃO DE UM PONTO - Aperte o botão PAGE por diversas vezes, a fim de avançar e mudar de tela ou página (ou o QUIT, que faz a operação inversa, retrocedendo).

Deverão aparecer as telas da Bússola, do Computador de Viagem, do Menu Geral e a dos Mapas. Isso pode variar com o modelo e com a configuração do GPS. Deixe para aprender o que significam numa oportunidade posterior. Por agora, abra a página dos mapas.

Para que você possa ver o mapa da sua região ou cidade, ele deveria ter sido carregado no seu GPS, o que é feito usando um computador, ao qual conectamos o GPS usando um cabo USB.


Existem mais de um programa que se encarrega de carregar mapas em sua unidade: o Mapsource, da Garmin (que geralemte é fornecido gratuitamente no Cd que acompanha seu aparelho) ou, você poderá usar o SendMap, que é gratuito.

Caso não tenha feito isso, não se preocupe, pois será visto em outra ocasião, e é dispensavel para que você marque sua posição atual, o que é o objetivo do nosso passo seguinte.


Passo 3 – Aperte o botão MARK. Não importa a tela que esteja aberta, o GPS irá marcar a posição onde você se encontra (a menos que tenha perdido a comunicação com os satélites).

Essa posição é dada pelas coordenadas - a Latitude e a Longitude.


Na figura ao lado vemos a tela do mapa que, durante o dia mostra o fundo amarelo. Aquele triângulo preto no meio do terço inferior, representa a sua posição em relação ao mapa, ou seja, a posição do seu GPS em relação à face da terra.

Ao apertar o botão MARK, é essa posição que será registrada, conforme motra a imagem ao lado. Como se trata do primeiro ponto, aparecerá automaticamente o número 001 como nome desse ponto (waypoint).

Recomendo que faça isso na frente da sua casa, ficando com a posição da sua residência registrada em seu GPS.

Só que é necessário confirmar esse registro apertando o botão ENTER, o que irá confirmar aquele botão virtual em amarelo com o OK destacado. Caso não deseje gravar esse ponto, saia apertando o botão QUIT. Para obter um dado mais exato, use o botão de Direcionamento (Rocker) e selecione o botão virtual Média, e aperte o botão Enter. Aparecerá um contador que mostrará o número de leituras bem como a precisão em metros. Fique com o GPS no mesmo local e observe que a precisão deverá aumentar (10m, 8, 5 ou mais). Geralmente espero umas 50 leituras, quando quero marcar um ponto importante. Para finalizar, grave esse ponto.

Na imagem vemos o marco do IBGE no Colégio agrícola CAVG, sobre o qual eu coloquei o GPS Garmin MAP60Cx e ativei o recurso de calcular a média. Ao lado vemos cópia das telas.
Registrar um ponto como esse permite aferirmos nosso GPS: notei que, nos primeiros 5 minutos a´pós ligar, os erros são maiores para modelos de uso civil, ode a precisão é ao redor de 8 m, quando o sinal está bom.
Existem pontos importantes - POIs (PONTOS DE INTERESSE), no qual registramos os seguintes dados usando o campo Comentários ou Nota: Nome;Número;nome da Rua;Cidade UF País; Cep Bairro;Telefone. Essa é a forma padrão usada pelo grupo Tracksource. Exemplo: Estacao Rodoviaria;10;Pca Dr Alcides Marques;Jaguarao RS;96300-000 Centro;53-32611511.
Nas próximas aulas veremos outro assunto básico para os iniciantes: carregar um mapa de fundo e marcar uma trilha (rua, estrada, etc).

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Prezado colega Eng. Simão, sou eng. eletricista e uso este mesmo gps para referenciamento dos postes em meus projetos. Gostaria de saber como faço para baixar esses waypoints para o computador.
Parabéns pelos tutoriais.
Eduardo (edupes@gmail.com)

Brukcel disse...

eu queria que meu GPS mostrasse um caminho do qual eu podesse caminha ou correr com o carro ! mas ele só me bota pra usar caminhos onde estar fora das pistas.

Habib disse...

Tenho um etrex hcx , preciso aprender no qual tenho dificuldade em ler os manuais.
Poderia enviar caminhos rapidos ou videoas se possivel para mim, pois eu assimilo melhor e com menos tempo de aprendizagem.
Sou eng. agrimenosr

Obrigado

Hsbib G. Neyo

Unknown disse...

Tenho o GPS etrex 10 e não consigo marca ponto diz que a memomem está cheia sendo que apaguei tudo

Unknown disse...

Sim