terça-feira, 19 de agosto de 2014

Curso de Piano e Teclados - Parte 4

Já vimos as 3 partes anteriores deste blog.

Na parte 2 dei um bom destaque para o curso Learn Piano OnLine da professora Elisa Steeple (EUA), em inglês. Trata-se de um curso à distância, onde ela e você mesmo, são os seus professores. É possível aprender em casa. Como os teclados são portáteis, poderemos até leva-los para o sitio ou em alguma viagem. Basta imprimir a apostila pdf e copiar os arquivos num pendrive.É claro que um bom professor presencial será bom, especialmente quem nunca estudou e está iniciando (corrigir problemas da postura), e depois da lição 8, conforme recomenda a Elisa, mas pode-se tentar estudar sozinho.Algumas pessoas não seguem fielmente um treinamento diário e necessitam de alguém que fique cobrando...Eu costumo anotar a lápis nas lições, a data que iniciei cada uma. Assim posso comprovar e verificar o tempo decorrido.
O curso www.learnpianoonline.com consta de 12 lições (apostilas PDF, arquivos de audio e diversos videos) que permitem estudar em casa.
As lições 4 e 5 são excelente. O preço atual dos 12 meses está em US$69,00http://www.learnpianoonline.com/signup_ordernow.html.
Escrevi 14 dicas e recomendações (minhas e da Elisa):
1.- CONTAR EM VOZ ALTA. Não serve contar murmurando ou mentalmente. Nos obriga a desenvolver as outras áreas do cérebro. Quando nos dermos conta, estaremos lendo a partitura de forma mais eficiente, sem ter que ler nota por nota.
2.- REPETIÇÃO5 a 30 minutos por dia, todos os dias é muito mais eficiente que estudar por horas a fio. N'ao existe substituto para isso.
3.- TOCAR OLHANDO PARA A PARTITURA E SEM OLHAR PARA AS MÃOS. Se tiver alguma dificuldade, olhe para o teclado apenas na hora que estiver posicionando as mãos e depois, pode até cobri-las com um pano leve.
4.- Caso tenha alguma dificuldade com algum compasso (measures), repita-o desde o anterior e o seguinte em separado do resto da música, até eliminar qualquer tropeço (e..., sem olhar para as mãos, e contando em voz alta).
5.- OBSERVE O DEDILHADO CORRETO. Praticamente todas as partituras mostram qual dedo deveremos usar para tocar aquela nota. Temos apenas 10 dedos para tocar as 61 teclas do teclado. Isso só será possível se usarmos uma forma correta de posicionar nossos dedos e de mover nossas mãos.
No treinamento com ESCALAS veremos a maneira correta de trocar os dedos.
6.- SE TIVER PROBLEMAS COM UMA NOVA MÚSICA: Comece treinando apenas os três primeiros compassos até tocar bem. Depois adicione mais três  e repita os seis compassos iniciais. Quando estiver tocando bem (sem ter que baixar o tempo ou o ritmo), siga adicionando mais três compassos. Aquelas hesitações e tropeços, ao ficar procurando as notas e os dedos a usar deverão desaparecer, até tocar toda a música.
7.- SE NECESSÁRIO, PODE TREINAR AS MÃOS SEPARADAS, primeiro a mão DIREITA (que é a da melodia), e depois a ESQUERDA (dos acordes, baixos e acompanhamentos). Depois, JUNTE as duas.
8.- Pode-se usar uma velocidade um pouco mais lenta e, quando estiver tocando bem, aumente a velocidade. Os arquivos de áudio servem para mostrar a VELOCIDADE CORRETA.
Prefiro tocar sem escuta-los, para evitar aquele “aprender de ouvido”.
9.- Depois veja o vídeo correspondente a essa página da lição do curso Learn Piano OnLine (Aprenda Piano em casa, fazendo download das lições e demais arquivos, pela Internet). Volte a tocar essa música ou exercício e escute novamente o audio e compare.
Existe o vídeo sobre COMO USAR OS VÍDEOS.
10.- QUANDO PODEREI MUDAR DE MÚSICA E PASSAR PARA A SEGUINTE?
PASSING A SONG - Na página 4 da Lição 5, a Elisa dá suas orientações (em inglês).
PRATICE MAKES PERFECT - Na página 5 temos um alerta para evitar erros.
Leia o FORWARD ao final da lição 4.
A Lição 4 é talvez a mais importante de todo o curso para garantir o seu sucesso em aprender piano (e teclados).
11.- Quando estiver tocando rápido e sem exitações, e reconhecendo a melodia da música e sem olhar para as mãos, é aí que poderá tocar sem fazer a contagem em voz alta.
12.- Quem usa o teclado em vez do piano, fica mais fácil ligar o Metrônomo: permite tocar seguindo corretamente o ritmo e a velocidade da música (Tempo). A velocidade depende do ritmo de cada música. Veja o Tempo:
28 – 35 bps - velocidades baixas
40 – 45 – velocidades médias
50 – 80 – velocidades rápidas.
Em velocidades acima de 100 bps (batidas por segundo), fica difícil efetuar a contagem em voz alta.
13.- Caso não esteja conseguindo CONTAR EM VOZ ALTA E SEM HEXITAÇÔES, PARE!
Volte à lição 4 e recomece tudo de novo. Cada lição passa para a seguinte adicionando pequenos níveis de dificuldades, de forma que as vamos aprendendo sem dificuldades, de uma forma quase que infantil. Quando nos dermos conta, estaremos lendo partituras de forma rápida e sem dificuldades, inclusive os compassos da mão esquerda, na clave de FÁ. Imagine o que é ler um compasso inteiro sem ter que ler nota por nota. Quando lemos um livro, não necessitamos ler cada letra em separado, mas vamos lendo palavras e grupos de palavras de uma só vez. É assim que iremos ler as partituras das músicas. É a isso que se propõe o curso da professora Elisa Steeple.
14.- Quando sobrar um tempo, revise as instruções da lições 4 e 5 e o Forward da lição 6.
Até a lição 7 estaremos treinando apenas nas teclas brancas (escala de Dó maior = C). Imagine quanta coisa teremos até chegar ao fim da lição 12.
Não é nada fácil estudar piano ensinando a si próprio. Requer certa disciplina e aquela vontade de aprender. Muitos perdem aquele entusiasmo inicial e param de estudar, inclusive nos cursos presenciais. Seu sucesso em vencer essa barreira é muito importante e levará muitos amigos e familiares a tentarem o mesmo.
Sorria... e inicie seu aprendizado.



Nenhum comentário: