quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Curso de Piano e Teclados - parte 3

Notas Musicais:
A maioria dos cursos começam por ensinar o nome das Notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) e como localizá-las no teclado. É a notação europeia, enquanto que a notação americana (A, B, C, D, E, F, G) é muito usada quando estudamos os Acordes e as Cifras.

O curioso é que o A = Lá. A primeira letra do alfabeto não corresponde ao Dó e sim indica a tecla mais da esquerda dos pianos (88 teclas = 7 oitavas). Na Internet encontraremos muitos cursos de piano ou teclado, onde diversos são gratuitos. Inicie vendo os vídeos do YouTube, como por exemplo em http://www.youtube.com/watch?v=PGk5N6zIdMg&feature=related
A nota que fica na esquerda de cada duas notas pretas é o Dó = C. Começa com o Dó 0. O Dó central é o Dó 3.
Mas não quero inventar a roda, pois tudo isso está dos cursos da Internet. Escolhi aquele da Eliza que indiquei na parte 2.

Tocar por música ou de ouvido?
Quando tivermos que tocar numa orquestra, a única maneira é usar as partituras (folhas com as músicas). O maestro, que se encarrega de controlar o tempo (velocidade de execução), só apareceu lá pelos anos 1700.
Alguns músicos conhecidos (Benito di Paula) possuem curso completo de piano. O Pablo Mainetti é o professor catedrático de Bandoneon, no conservatório de Buenos Aires.
Mas encontraremos muitos músicos que tocam de ouvido (Sivuca, Zé de Castro), onde muitos mal sabem ler partituras.
Mas uma coisa é comum: eles treinam muito as Escalas Musicais. Elas são vitais para que quer tocar de ouvido.
Antigamente não tínhamos a Internet, onde podemos encontrar muitos cursos gratuitos e bons.
Começa com a posição das mãos e a teoria básica (Notas e sua duração, Pautas, Claves, Acidentes, etc). São mais de 30 aulas, inclusive os exercícios com Escalas e aqueles tradicionais do método Hanon: uma ginástica para adquirir a agilidade e independência dos dedos.
Sim, nossa mão esquerda é mais lenta e exige mais treinos.
 
CONSELHO: se deseja apenas aprender a tocar e a ler partituras, vá direto ao curso da Eliza (www.LearnPianoOnline.com). Não devemos misturar cursos e métodos. Escolha um e dedique-se a ele. Indiquei essas outras opções e vídeos, para que possa fazer um passeio prévio e ver diferentes métodos.
 
Quando tocamos sozinho, poderemos tocar mais rápido aquelas partes mais fáceis. Depois a coisa empaca e ficamos procurando algumas notas ou tentando sincronizar as duas mãos.
Mas quando tocamos com outros músicos, ou acompanhamos aquelas músicas MIDI ou MP3 em nosso teclado PSR-S910, somos obrigados a cuidar da cadência e do ritmo. Com as músicas MIDI poderemos mudar o Tempo a fim de poder treinar numa velocidade mais baixa, o que é muito útil quando iniciamos a aprender uma música nova.
A mão direita toca a Melodia enquanto que a esquerda toca os acompanhamentos.
 
O curso da Elisa vai até o começo da lição 8/12 treinando na escala de Dó Maior. Depois é que inicia com aquelas teclas pretas (Sustenidos e Bemois).
 
Não pretendo escrever um curso completo de piano ou teclado, mas sim dar algumas observações adicionais, que poderão ser úteis aos que estão começando a estudar música.
Uma boa opção é iniciar o primeiro mês com um professor presencial, principalmente para crianças e aqueles que não são autodidatas. Peça ao professor que dê orientações e ajude a estudar o curso que escolheu.
 
Para aqueles que pretendem pegar algumas músicas preferidas e tentar tocá-las no teclado, com o teclado Yamaha PSR-S910 temos a facilidade de tocar músicas em MP3 (Uso o volume de audio em 50%).
Quando temos um Cd de músicas, ao examinarmos com o Windows Explorer, veremos que elas estão no formato Cda.
Nesse caso eu utilizo o programa gratuito FreeRip Mp3 que é muito simples de usar, e permite selecionar a qualidade de gravação. Normalmente uso 128 Kbps. Pode-se fazer uma busca no Google ou fazer o download em http://www.freerip.com/download.php.
Vimos, na parte 2, diversos outros softwares mais específicos para o uso do computador pelos músicos.
Depois de feito o download ou de ter convertido uma música para o MP3, poderemos usar o Audacitty para remover introduções ou partes não desejadas. Eu uso o Cool Edit Pro quando quero retirar a voz do cantor e deixar só a música.
Depois uso o Intelliscore para converter essa música em MIDI e assim poder imprimir a partitura. Mas antes uso e Encore 5 para fazer os ajustes em algumas notas e pautas, colocar nome da música e do compositor e o número dos dedos quando tem alteração na posição das mãos. Também podemos incluir as cifras e a letra das músicas. O S910 permite mostrar essas letras (Lyrics) numa TV externa, para que todos possam cantar enquanto o MID é reproduzido pelo teclado.
Sobre essa música MIDI poderemos tocar e gravar novos canais (até 16), com diversos instrumentos (Sax, violino, guitarra, trombone, acordeon, bateria, etc).
Isso vai muito além do que os músicos tradicionais costumam tocar. Por isso esse modelo de teclado é também chamado de Sintetizador/Arranjador. O computador passa a ter um papel importantíssimo, que permite ganhar tempo e qualidade nas músicas que tocamos ou que criamos. Com o Encore 5 é o fim do ter que escrever músicas a mão.
 
Para encontrar facilmente as outras partes deste Curso, use o endereço geral do blog GPS-TUTORIAL http://gps-tutorial.blogspot.com. A parte 2 e 1 estão mais abaixo, na ordem cronológica de sua publicação.
 

Nenhum comentário: