Para aqueles que descobrem a maravilha que é tocar música em um teclado arranjador / workstation como o PSR-S910 da Yamaha, um dos passos básicos é encontrar os acompanhamentos e Ritmos para as suas músicas preferidas.
Ao tentar encontrar um arquivo .STY para os TANGOS, teremos algumas desilusões, especialmente para quem gosta de ouvir um bom tango argentino como aqueles do Juan d'Arienzo, Julio Sosa, Roberto Achaval, Raul Lavie, cujos Cd costumo comprar cada vez que vou a Buenos Aires.
Fazendo buscas no site http://www.psrtutorial.com/, encontraremos um
excelente material didático (em inglês), e muitos arquivos STY, MID, VCE
(Voice) do qual poderemos baixar tudo gratuitamente. Aquele ritmo Tango.sty que vem no teclado Yamaha PSR-S910 é um verdadeiro desastre musical, pois parece uma marcha militar ou pior: o barulho de um cavalo com ferraduras andando sobre uma calçada. É como alguns amigos batizaram: "um tanguinho japonês".
Saí a buscar no Google até que encontrei o "30 03 32 argentijns.sty" num site Polonês - http://chomikuj.pl/klos85132/Style+Yamaha+Roland/Style+nowe/Bart_26-30/30+latin-tango/30+03+32+argentijns,791783674.sty.
O teclado PSR-S910 da Yamaha é excelente para editar e criar ritmos e acompanhamentos. Poderemos criar novos .STY, usando gravações em tempo real e inclusive fazendo montagem de styles (assembly).
No site download desse teclado da Yamaha, poderemos fazer download do Manual de Referência. No capítulo 2 teremos STY - Acompanhamentos e Ritmos. A versão
em espanhol desse manual é colorida e pode ser encontrada em http://download.yamaha.com/search/product/?language=pt&site=br.yamaha.com&category_id=16084&product_id=1040741.
É o melhor lugar para quem deseja estudar e aprender a criar e editar esse tipo
de arquivo.
Veja a tela principal desse teclado mostrada na ilustração acima.
Passo 01 - Antes de abrir a tela do Style Creator, poderemos pressionar [E] STYLE a fim de abrir um acompanhamento a ser usado como base.
Passo 02 - Basta pressionar as teclas [FUNCTION] > [F] DIGITAL REC MENU > [B] STYLE CREATOR e abriremos a tela de edição e criação de estilos e acompanhamentos.
Passo 03 - Caso queira criar um novo style desde zero, pressione o botão [C] NEW STYLE.Passo 04 - Devemos escolher a seção que desejamos (Intro=Preludio, Main=Principal, Ending=Coda, Break, etc).
- Em primeiro lugar, aperte a tecla [EXIT] a fim de fechar a tela RECORD ou então [B] e depois [A], para fechar a parte Rec Channel na parte inferior do visor . Caso queira abrir novamente essa tela, basta pressionar [F] REC CH.
- Em continuação, utilize os botões [3 ▲▼]/[4 ▲▼] para escolher a seção (SECTION) na qual irá gravar, e que mostrará os recursos que permitirão escolher a seção que desejar para o novo estilo (MAIN A, B, C, FILL IN A, B, C, BRAK, INTRO 1, 2, 3, 4, ENDING 1, 2, 3, 4 e que correspondem aos tipos preludio, principal, coda, etc.).
Passo 05 - Utilize os botões
[5 ▲▼]/[6 ▲▼] para determinar a duração (número de compassos) da seção escolhida e, em continuação, aperte o botão [D] (EXECUTE)
para introduzir a duração especificada, conforme vemos a ilustração na seguir.
Passo 06 - Especifique o canal que irá usar para gravar mantendo pressionados
simultaneamente o botão [F] (REC
CH) e o botão numérico correspondente, [1 ▼]–[8 ▼] (IMPORTANTE: use um dos botões seta-baixo).
Para cancelar essa seleção, volte a pressionar o botão [1 ▼]–[8 ▼] correspondente.
Passo 07 - Use a tela de seleção das
vozes ou instrumentos musicais pressionando os botões [1 ▲]-[8 ▲] e selecione a voz que prefira para os canais de gravação correspondentes,
conforme mostra a ilustração a seguir.
Para fechar a tela de seleção
de vozes, pressione o botão [EXIT].
Podemos cancelar a eliminação pressionando de novo esse mesmo botão numérico, antes de soltar o dedo do botão [J].
NOTA Quando grave canais BASS–PHR2 que se baseiem em um estilo existente, deve-se eliminar os dados originais antes de gravar.
Passo 09 - Inicie a gravação pressionando o botão [u/n] START/STOP localizado à direita do STYLE CONTROL.
Eliminação das notas gravadas no canal de
ritmo
Quando grave no canal de
ritmo (RHY1 ou RHY2), pode-se eliminar o som de um instrumento determinado
pressionando ao mesmo tempo o botão [E] (RHY CLEAR) e a tecla correspondente a essa Voice no teclado.
Passo 10 - Para continuar
gravando com outro canal, repita os passos 6–9.
Passo 11 - Interrompa ou detenha la
gravação pressionando o botão [u/n] STYLE CONTROL START/STOP.
Passo 10 - Pressione o botão [EXIT] para fechar a tela RECORD.
Passo 13 - Pressione o botão [I]
(SAVE) para realizar a operação de gravação (salvar STY).
ATENÇÃO O estilo editado será perdido se mudarmos para outro estilo ou se desligamos a alimentação do teclado sem efetuar antes essa operação de gravação.
Recomendo a leitura desse material nas páginas 22 a 31 do Manual de Referência do PSR-S910.
Use o 30 03 32 argentijns.sty ou, na pior das hipóteses, o Cool Tango.sty. Acho melhor tocar um tango sem usar os acompanhamentos STY para tangos, como o fazemos num piano tradicional, do que usar aqueles da Yamaha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário