domingo, 1 de janeiro de 2012

Curso de Piano e Teclados - Parte 1

Há muito tempo eu não escrevia nada neste blog.
Meu neto Dani está pensando em iniciar a estudar piano.
Seu pai terá que comprar um instrumento: Piano ou Teclado? Qual modelo?

Pianos não são nada portáteis e ... não podem ser ligados a computadores a fim de disfrutar da maravilha do Encore 5. São instrumentos de cordas. Já os órgãos são instrumentos de sopro. Apenas os teclados são digitais e usam sintetizadores.
Comprei um teclado intermediário da Yamaha (que são os mais didáticos) e que preenchia as exigências dos melhores cursos de piano: ter no mínimo 61 teclas e o recurso Touch, que permite ajustar a sensibilidade ao toque. Veja a foto acima ou a ilustração a seguir.
Dependendo do investimento que você esteja disposto a fazer, os melhores modelos são os intermediários PSR-S910 e o PSR-S710, mas custam caro (Faixa de R$2700,a 4400,00). Ambos, na cor prata, tocam e gravam músicas no formato MIDI.
O S710 não tem o Vocalize e toca músicas WAV. O S910 toca MP3 e possui visor colorido. Pesa 12 Kg.
Aqueles teclados para criança: nem pensar. E é importante que permitam ser conectados ao computador pela porta USB. O S910 permite gravar e tocar músicas no formato MP3 em vez do WAV (6 vezes maiores) pesou muito na minha escolha.
Os modelos PSR permitem instalar um microfone, e ligar um instrumento elétrico, como por exemplo uma guitarra. O S650 não toca Audio WAV nem MP3 e tem a cor preta, que suja muito.

Para quem quer saber mais, poderá acessar o site da Yamaha http://pt.yamaha.com/pt/products/musical-instruments/keyboards/digitalkeyboards/. O de Portugal está melhor que o do Brasil. Nessa página você poderá marcar as caixas de seleção a fim de comparar e ver as diferenças entre os modelos.

Que modelo de teclado devo escolher?

Teclados são diferentes de pianos e órgãos (que não são portáteis). Possuem painel de controles, onde poderemos configurar o som que eles irão apresentar: desde o simples plim plim de um piano até verdadeiras orquestras (teclados PSR da Yamaha). Os pianos digitais possuem 88 teclas mas possuem poucos recursos, mesmo quando temos os Clavinova. Os teclados avançados da linha Tyros custam o triplo e exigem a compra de caixas de som (são separadas, dificultando a portabilidade). São modelos profissionais e que vieram para substituir os Motif.

Os teclados podem ser ligados a computadores e interagir com eles, como é o caso de quando usamos o Encore 5, Cakewalk e outros softwares. Podemos gravar tanto as configurações que usamos (no banco de Registros de Memória), bem como as músicas que tocamos (SONG - formato MIDI ou MP3) e os acompanhamentos e ritmos (STYLES) que selecionamos para fazer parte de nossas apresentações. Também poderemos usar e salvar Frases Musicais (Multi-Pad) e possuem uma enorme quantidade de sons de Instrumentos Musicais (VOICE). As músicas MIDI poderão ser gravadas em até 16 canais separados, usando uma ou mais sessões, usando as duas mãos (LEFT, RIGHT1 e RIGHT2).

Uma grande vantagem é a portabilidade: podem ser levados quando vamos ao sitio ou quando saimos para uma praia. Nos dias de chuva a praia pode não ser a melhor opção, mas poderemos alegrar a todos com um ótimo bailão: os teclados PSR tocam músicas mesmo sozinhos e 0 S710 pesa apenas 11 Kg (1 a menos que o S910).

Entre os diferentes modelos de teclados, existe uma grande variedade de modelos, com diferentes recursos, desde aqueles modelos para crianças, até os modernos sintetizadores e arranjadores, como os PSR-S910 da Yamaha. Se você quer gastar menos, pelo menos escolha um modelo que tenha 61 teclas (5 oitavas) e que tenha o recurso que permite ajustar a sensibilidade ao toque.

Que curso devo escolher?

Com um professor presencial, poderemos ter a vantagem da presença de alguém que possa nos alertar daqueles erros muito comuns aos iniciantes, principalmente a posição das mãos e dedos bem como a postura correta. Veja http://www.simeaogomes.blogspot.com/2012/01/como-esta-sua-postura-ao-usar-o.html

Mas agora podemos contar com os cursos pela Internet, que possuem a vantagem de estar sempre disponíveis a qualquer hora, e nos acompanhar quando viajamos.

Um dos excelentes sites sobre os modelos PSR (e os modelos profissionais Tyros) é o PSRTutorial - www.psrtutorial.com onde quase tudo é gratuitos e de alto nível (ao contrario do site na Yamaha, onde só não pagamos o ar que respiramos). Foi nesse site eu encontrei uma indicação ao curso Learn Piano Online da Eliza Steeple http://www.learnpianoonline.com/. Veja neste blog http://gps-tutorial.blogspot.com/, a parte 2, onde temos mais detalhes sobre esse curso, que permite aprender a tocar em casa, sem professor presencial, mesmo que você não saiba nada de música (serve para crianças, adultos e idosos).

Trata-se de um curso onde podemos usar uma versão gratuita com 5 lições, a fim de avaliar o seu método. O curso completo, na versão paga, consta de 12 lições ou apostilas, com direito a 6 meses de acesso ao site, tudo por menos de US$50,00, ou seja, menos que custaria um professor presencial por 1 mês de aula. A desvantagem é que só existe a versão em inglês. Mas é capaz de ensinar a tocar piano (inclusive treinando a mão esquerda na clave de Fá) e ler partituras de músicas com a contagem correta dos tempos. Nele você é o seu próprio professor (sob a orientação de Eliza, com mais de 26 anos de experiência no ensino de piano). É um dos melhores métodos que encontrei, e permite que até os iniciantes e pessoas que nunca estudaram música possam ter sucesso, num aprendizado gradativo. Em cada página ou música, as novidades são adicionadas aos pouquinhos, que nem iremos sentir. Mas elas farão uma enorme diferença dentro de algumas semanas ou meses.

Veja mais em www.learnpianoonline.com., onde poderemos inclusive baixar agora mesmo uma ou todas as 5 lições gratuitas e comprovar.

O inglês necessário para as 5 apostilas do curso gratuito ou as 12 apostilas .pdf do curso pago é mínimo, mas para ouvir a narração dos Videos, já é mais dificil. Os arquivos de audio .MID poderão ser abertos com o Encore 5 e, após alguns ajustes poderemos imprimir as partituras e até fazer com que o computador toque diretamente no teclado. Basta instalar os drivers da Yamaha, ligar o cabo USB e aprender a usar o Encore 5.

Como configurar o teclado e aprender a usar seus controles?

O curso da professora Eliza (e muitos outros), ensina basicamente a ler música corretamente numa partitura e tocar as teclas com as duas mãos.

Mas nosso PSR-S910 (e o S710) tem muitos botões e controles que possibilitam escolher o som dos instrumentos (Voice), os ritmos e os acompanhamentos (Style), e as FRASES musicais (Multi Pad) e muitos mais recursos. Pouquíssimos cursos ensinam como usá-los. O melhor material são os manuais gratuitos no site da Yamaha, e que são iguais para o S710 e S910.

Um bom material para começar são os dois manuais da Yamaha: o manual do proprietário (em português) e o manual de referência (em espanhol). O site PSRTutorial anteriormente citado é um ótimo lugar para encontrar excelentes lições sobre como configurar e usar o nosso teclado.

Os manuais e drivers podem ser obtidos gratuitamente nos endereços a seguir:
Manuals and Drivers (version 3.1.1) -

Na parte 2 temos um endereço mais atualizado para fazer o download da versão 3.1.2 dos drivers.
Nota: o PSR-S910 e o S710 possuem o mesmo manual e as diferenças são pequenas: O S910 toca MP3 e tem o Vocalist.
Veja mais no Google e no YouTube.

Vídeos no YouTube:

Lá encontraremos até os recursos avançados, como a opção de gravar nossa próprias músicas em 16 trilhas ou canais separados, que é coisa a nivel profissional. Mas após abrir uma das páginas do YouTube, como as relacionadas abaixo, poderemos indicar outras buscas usando o campo Search. Experimente digitar apenas PSR ou S-910, por exemplo.

MultiTrack Recording – gravar diversas trilhas em sobreposição ou camadas permite criar uma única e original composição. Nível - Iniciantes. (3:37) - Veja mais no Tutorial: Multi Track Recording on Yamaha PSR S900

http://www.youtube.com/watch?v=CHrmdpkMyYM&feature=player_embedded#!


Using 'Song Creator' – Como evitar erros pela gravação de seções ruins. Nivel - Intermediário a avançado. (3:07)

http://www.youtube.com/watch?v=J0TR9S4Th7A&feature=player_embedded

http://www.psrtutorial.com/lessons/demos/d60_AndrecJC.html#song

2 comentários:

Solano Portela disse...

Excelente postagem. Didática, informativa e cheia de "dicas". Comprei um PSR S910 e estou me deliciando com todos os recursos que possui. Apenas um contra-tempo: apesar de ter tentado vários microphones diferentes (desde um mais bartao, de computador, até o LeSon S58 - acho), não consigo dar entrada ao som da voz. O que estou fazendo errado? Já ajustei o pre-amp, atrás do aparelho em várias posições, mas nada... Alguma dica?
Obrigado,
Solano Portela

Blog do Simeão disse...

Solano
Eu uso um Shure. Mas acho que o problema não é esse.
Após resetar meu PSR-S910, regulei o volume do MIC, na parte traseira.
Ao cantar, a voz deverá sair nos autofalantes, de acordo com o Vocalize.
Mas só se consegue efetuar a gravação, na hora em que usamos o USB RECORD.